CFMV e Associação Viva Lácteos pensam ações para melhorar qualidade do leite oferecido à sociedade

08/07/2016 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:48am

Com o objetivo de melhorar a qualidade do leite produzido no Brasil e evitar riscos ao produto que chega à mesa do consumidor, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) se reuniu nesta sexta-feira (8/7) com representantes da Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos), na sede do CFMV, em Brasília.

Participaram da reunião o presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda; o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Goiás (CRMV-GO) e integrante da Comissão Nacional de Residência em Medicina Veterinária, Benedito Dias; o diretor executivo da Viva Lácteos, Marcelo Costa Martins; e o médico veterinário representante da Italac, Xairis Araújo.

""Foto: Ascom/CFMV

As discussões giraram em torno das preocupações com a presença de antibióticos e antiparasitários no leite. “Temos o objetivo de unir forças com ações no sentido de tentar, junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a normatização da comercialização desses antimicrobianos”, explicou Benedito Dias.

Segundo o diretor executivo da Associação Viva Lácteos, foi criado pelas empresas um Comitê de Qualidade formado por representantes de indústrias e cooperativas de laticínios para estabelecer ações de padronização sobre o uso de antibióticos e antiparasitários.

Entre as medidas do comitê, estão treinamentos realizados com técnicos e orientações passadas aos produtores com o objetivo de garantir segurança do consumidor.

“Com a expertise do CFMV sobre o tema e atuando em conjunto com o Mapa poderemos ter uma norma mais moderna que garanta a segurança dos alimentos e permita que produtores não tenham problemas com antibióticos a médio e longo prazo”, espera Marcelo Martins.  

No dia 21 de julho, está prevista uma reunião do Comitê de Qualidade da Viva Lácteos, que deve contar com a presença de representante do CFMV. 

Saiba mais: Do campo à mesa do consumidor: a preocupação do médico veterinário com a Saúde Única

Assessoria de Comunicação do CFMV